Galerias
Técnicas

O projeto visa a realização de estudos para a implantação de Galerias Técnicas para Compartilhamento de Serviços, uma solução inovadora para a organização da infraestrutura urbana e a transformação da paisagem das cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ).
A infraestrutura urbana é composta por diversas redes de serviços essenciais, como mobilidade, comunicação, energia e saneamento básico. Essas redes são planejadas conforme as necessidades das cidades, sendo ajustadas ao longo do tempo para atender ao crescimento populacional e às novas demandas econômicas, sociais, políticas e tecnológicas.
Atualmente, essas redes podem ser encontradas em três níveis: aéreo, superficial esubterrâneo. O subterrâneo abriga as redes mais profundas, incluindo canais de drenagem pluvial, água, esgoto, gás, e, em alguns casos, serviços de energia elétrica e telecomunicações. Para facilitar a manutenção e expansão dessas infraestruturas, algumas cidades adotam galerias técnicas – estruturas subterrâneas de concreto que organizam e protegem os sistemas de tubulações e cabos, proporcionando maior segurança, praticidade e redução de custos operacionais.
No âmbito do Programa Metrópole Inteligente (PMI), este projeto prevê a realização de estudos de viabilidade, modelagem e anteprojeto para a implantação dessas galerias na RMRJ.
Principais Aspectos e Benefícios

Segurança
Redução dos furtos de cabo nos municípios. De modo a dissociar essa atividade criminosa.

Economia
Há uma redução de custos na operação e manutenção dos sistemas, quando comparado à implantação individual das redes de infraestrutura.

Paisagem Urbana
As galerias técnicas contribuem para a melhoria na paisagem urbana das cidades, eliminando a sobrecarga visual causada por fios e redes expostos.

Ampliação da Rede de Serviços
Possibilidade de ampliar os serviços através do alcance das galerias